shalom achim,acabo de descobrir que de acordo com a interpretacao de rabinos nao devemos soprar as velas de aniversario pois a chama representa a alma, e que tanto este costume como a celebracao de aniversario seria pagã.
minha filha irá fazer dois aninhos e estamos nos preparando para fazer uma festinha, ja decidi que nao acenderemos vela para ela apagar, so aquela vareta faisca que apaga sozinha, e que faremos uma oracao pela vida dela, e falaremos o salmo 3 ,(que nos orientaram, a leitura do salmo da idade+1 , ou seja o salmo tres)
poxa amo aniversarios kkk, o que vcs pensam sobre, voces comemoram seus aniversarios e de seus filhos, como posso tornar essa comemoracao mais santa e menos pagã (a tecla interrogação esta com defeito, por isso não pontuei)
desde já, agradeço
HaYAH shalom! Entendo que seja errado a comemoração de aniversário de qualquer forma. Não temos nenhum bom testemunho dessa prática na bíblia. Os dois únicos aniversários descritos foram de inimigos de יה YAH. O mundo inteiro tem esse hábito, mais um indício de que não devemos repetí-lo.
obrigada, quais inimigos poderia me informar por favor
Bom dia Roberta
Os nazarenos não comemoram aniversários apenas as celebrações/convocações do Criador que são o shabat, Pessach, Pães Asmos etc. Já os judeus fazem festas de aniversário.
As duas ocasiões que fala de aniversário são do faraó ( servos na prisão com José). E a outra é o rei herodes e a decapitação de João Batista.
Aqui em casa não comemoramos mais nenhuma festa ou feriado. « mundano » Apenas observamos / guardamos em memória as celebrações do Criador. Em momentos de aniversário apenas oramos e agradecemos pelo dia.
Nós presenteamos nosso filho de vez em quando no shabat mas sem dar muita importância a este fato.
Para seguir os mandamentos do Criador precisa-se conhecer, aprender e obedecer a Torah. A Torah foi escrita para um povo, Israelita, quando sabemos quem somos entendemos que não é religião ou moda mas verdadeiramente um modo de vida.
Eu amava tbm estas festas, as luzes em dezembro. Mas agora sei que mesmo sendo bonito não são convocações do Criador. E sim rituais pagãos das civilizações que atravessam os séculos e as pessoas infelizmente seguem sem questionar ou verificar de onde vieram ou qual o sentido.
O caminho de teshuvah (retorno) é trilhado aos poucos. Os ensinamentos do Criador (Torah, profetas, …) vão te orientar e dar entendimento do que deves ou não fazer.
Coragem e que Yahuah te guie e abençoe neste teu caminhar.
Shalom aleichem!
Recomendo abster-se dessa cultura de festas de aniversário.
Entendo seu ponto. Eu vou falar a minha visão leigo sobre isso.
A questão em celebrações de aniversário, isso depende muito como você celebra isso, pessoas celebram indo em festas, bebendo, jogando, etc, já outros celebram orando ao criador de joelhos. E claro, a 2 opção é certa e mais racional, pois você tem que agradecer ao pai pelo mais um ano, pelos milagres, salvacoes, pela comida na mesa etc. Eu mesmo não vejo problema em celebrar seu + 1 ano de vida completado, que seja de maneira coerente, sempre agradece ao Pai.
Sobre as velas, essa eu não sabia, mas se for pagão, descarte e adote costumes saudáveis. Pode parecer meio extremista mas não é, isso pq estamos acostumados a seguir isso, mas não pq sabemos do paganismo e sim passado por gerações e gerações sem questionarmos. Abraço, espero que tenha entendido
Sim, entendi sim, este ano como já estava com tudo meio arrumado para a festinha dela, vou fazer uma festinha, mas não vou acender vrla para ela apagar, e irei puxar uma oração pela vida dela, e a agradecimento pela bondade e misericórdia do criador e nos próximos anos faremos algo mais íntimo, só eu ela e o meu marido(pai dela)